domingo, 7 de dezembro de 2008

Garota agridoce


Fim de ano é sempre bom pra pensar em organizar coisas e fazer mudanças.É impressionante como que quando a gente pensa que ta acabando o ano bate uma certa urgência como se o mundo fosse acabar depois do dia 31/12, e nem reparamos que ele vai-se acabando sem que a gente se dê conta.
Falando nisso de “acabar”, lá vem natal de novo e com ele aquela síndrome de compras, aquelas pessoas loucas para enxerem as árvores com presentes e vem amigo oculto, e dinheiro pra festinha aqui,festinha ali e vai todo mundo gastando compulsivamente, e depois vem reclamar mais um ano inteiro que não dinheiro. A grande maioria das pessoas nem sabe o q se comemora de fato nessa data, ou o que seria o tal espírito natalino, nem são cristãs para que a religiosidade sirva de motivo. Vão por osmose. Acostumados desde pequenos que é dia de “dar e receber presentes”, de “reunir a família” e outros clichês culturais. E o consumo responsável passa longe.
E as sacolas que são gastas pra dar presentes? Os embrulhos? Os enfeites da árvore que são trocados? As arvores de plástico que são jogadas fora? Alguém pensa no meio ambiente nessas horas? Alguém pensa no natal do futuro nessas horas?
Não adianta vir falar que eu sou chata por não gostar de fim de ano, porque eu tenho muitos motivos pra não gostar (ok, não estou falando da tradição da ceia de natal até porque a comida é maravilhosa!).
Ta bom!! Confesso que adoro dar presentes mais não por obrigação de uma data e sim pelo amor.
Eu desde pequena sempre senti uma sensação estranha nessa época do ano, sei lá sabe? Sempre me senti deslocada nessas comemorações natalinas. Mesmo quando eu ainda tinha o brilho nos olhos de esperar o papai Noel e me comportar bem uma semana antes do dia 25 pra ganhar o presente que eu pedi na cartinha, eu ainda achava que eu era uma “alien” naquele meio sabe?

Enfim!!!!

O presente que desejo nesse fim de ano é saúde, coragem pra ir atrás do que você realmente quer e coragem pra defender o que você realmente acredita, força, intensidade no que

6 comentários:

Pâmela Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pâmela Vieira disse...

Joy! Adorei seus textos, tu escreve super bem menina, serio mesmo.
Não repete palavras, o texto é rico e supercompreensível, não sei nada de texto -sou uma escritora super amadora de português mediano- mas do pouco que sei, tu escrever super bem. Parabéns!

detalhe: eu li todos os seus textos e seu blog agora faz parte dos meus favoritos ^^.

ENCONTRO DE DEZEMBRO MARCADO!
ÙLTIMO DO ANO GENTE!

May Horta disse...

Agridoce, sim!

Ué, ainda teremos natal?
Com essa bagunça de fim de ano eu nem to sentindo o clima netalino -.-'

Ahn, Joy, seu texto, como sempre, com aqula pequena critica, né?
Adoro isso!
Adorei você ter atualizado o blog, tava com saudade dele! xD

Saudade de você!
Aishiteru, bobona!
Beijos

Lucas M. disse...

muito bom o texto,concordo cm vc,agora natal é só mais uma desculpa pra gastar compusivamente,n se sabe mais o significado de natal,protestamos protestamos mas nada,ja que nem todos podem nos ajudar,tmbm n podemos ser os unicos a fazer

Coisas do Paulo disse...

Joyce, joyce joyceee seu texto ficou muito bom. Mais eu ri de mais :

[...](ok, não estou falando da tradição da ceia de natal até porque a comida é maravilhosa!).

kkkk

PS:Só não pode reclamar em Janeiro que engordou muito no natal viu?!;P

Beijooo

Rosangela A. Santos disse...

Eu não sinto mais o Natal como antes, não sei parece que a cada ano que passa não tem mais aquele entusiasmo de antes e o verdadeiro espirito do Natal já não se tem mais faz tempo .. Fazem comemoração mas muito nem sabem oq estão comemorando ..

Abç.
*
http://www.analucianicolau.adv.br